quarta-feira, 28 de março de 2012

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

No ano de 1996 alunos e professores do Conservatório de Tatuí decidiram criar um grupo de alta representatividade na instituição. Assim nasceu a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, que iniciou seus trabalhos desenvolvendo o projeto “Garoto”, com objetivos de difundir obras do importante compositor brasileiro. No ano de 1998, passou a desenvolver projeto de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros, buscando a promoção da diversidade de obras escritas para o universo violonístico.

Tal projeto culminou, no ano 2000, com o lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”. Para promover o CD, a Camerata apresentou-se em diferentes pontos do Estado de São Paulo e em significativos eventos, entre eles a Semana Guiomar Novaes (1998), Rádio MEC no Rio de Janeiro (1998), Festival de Inverno de Campos do Jordão (1998, 1999 e 2002) e Sala São Paulo (2001).

A partir do ano de 2001, passou a receber solistas, desenvolvendo repertório – especialmente adaptado, transcrito ou arranjado – a fim de enriquecer o grupo. Nesse sentido, passou a apresentar-se com violoncelistas, coro, clarinete... A iniciativa foi registrada, em 2006, no CD “Convida”, no qual o violão figurava ao lado de outros instrumentos em grandes clássicos da literatura musical e seus compositores, como o mestre dos mestres J.S. Bach, G. Rossini, A. Vivaldi, C. Saen Sain, Pachebel, Saint-Säens, Pachelbel, Dvorak, sem deixar de fora a brasilidade de H. Villa-Lobos, M. Guerra Peixe, E. Villani-Côrtes, E. Lopes e Zequinha de Abreu, com seu imortal Tico-Tico no Fubá.

A representante máxima da área de violão clássico do Conservatório de Tatuí – uma das maiores e mais concorrida da instituição – tem, entre seus objetivos, integrar alunos de nível avançado em trabalhos camerísticos desenvolvidos por profissionais. Esta é, aliás, a filosofia do grupo, mantida desde sua fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário