Projeto do Governo Federal teve investimento de R$ 2 milhões em parceria com a Prefeitura. Foi inaugurado em 14 de maio de 2015.
O CEU (Cultura e Esporte Unificados) das Artes de Tatuí está entre os 10 melhores do país. A avaliação é de Hingridy Fassarella Caliari, que é consultora da Unesco e atua junto ao Ministério da Cultura e monitora os 70 Centros de Artes e Esportes Unificados espalhados por todo país. Ela esteve no município em maio de 2016 e ficou impressionada com a quantidade de atividades gratuitas oferecidas à população e o número de pessoas que utilizam a estrutura.
Durante sete dias, Hingridy levantou dados e entrevistou usuários. Esse trabalho será publicado em uma revista que apresentará modelos e referências para o bom funcionamento dos CEUs, já que 357 unidades estão em construção. A ideia é compartilhar experiências positivas e boas práticas que sirvam para orientar a gestão dos centros, já que alguns têm dificuldades na promoção de atrações e não conseguem mobilizar público. “Fiquei surpreendida com o que vi. São muitas atrações e muita participação popular. A cidade conhece e reconhece o trabalho do CEU ‘Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, explicou.
O complexo oferece diariamente, das 7h às 22h, uma enorme gama de atividades como aulas de zumba, ginástica, boxe, basquete, além de cursos de teatro e de desenho. O espaço contempla biblioteca, cursos de informática oferecidos à população por meio do telecentro, teatro, quadra poliesportiva, pista de skate, salas multiuso, pista de caminhada, além de uma unidade do CRAS (Centro de Referência à Assistência Social), que atende 5 mil famílias de 17 bairros
Atualmente, passam pelo CEU cerca de 400 pessoas por dia, 12 mil por mês. Muitos frequentadores vêm inclusive de bairros mais distantes. O Jardim Santa Rita é o que mais tem registrado participação, com cerca de 40% dos usuários atuais.
A avaliação de projeção nacional chega justamente no momento em que o CEU de Tatuí completa um ano de existência.
O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, considera o CEU o maior investimento esportivo e cultural da história da cidade, com investimentos de R$ 2 milhões através de parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. “É uma das mais importantes realizações do nosso governo. Transformamos um pedaço de terra e de mato, abandonado, em um espaço de cultura, esporte e lazer para nossos jovens"
O CEU atende grupos de teatro como Sete Chaves, Atores em Conserva, Garagem e Cia. e Grupo Pedro Couto, que utilizam o espaço para ensaios e apresentações.
O teatro recebe ainda reuniões, palestras, aulas e apresentações de violão, canto coral, balé e dança gaúcha. Conta ainda com um telão para exibição de filmes, sempre gratuitos.
A Biblioteca do CEU conta com mais de 5.000 livros. Eles podem ser lidos no espaço, à rua Ana Rosa Monteiro, 475, na Vila Santa Helena, ou retirados por meio de empréstimos que dura uma semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário