terça-feira, 24 de outubro de 2017

Antonio Vaz Lemes

Antonio Vaz Lemes é pianista solista, colaborador em repertório camerístico e vocal, com sólida formação musical tanto como instrumentista clássico como popular. Estudou em prestigiosas instituições brasileiras, como o Conservatório de Tatuí, o Instituto de Artes da Unesp e a EMESP Tom Jobim. Na França, além de um período fértil de aulas com Noël Lee, frequentou regularmente o Conservatoire Américain de Fontainebleau e a Académie Francis Poulenc. Entre aulas e master classes, recebeu a orientação de mestres como Phillipe Entremont, Alicia de Larrocha, Jean-Phillipe Collard, Christian Ivaldi, François Le Roux, Nahin Marum e Gilberto Tinetti.

Esteve frente a orquestras como a do Festival Eleazar de Carvalho, Sinfônicas de Campo Grande, Paraíba, São Caetano do Sul, Tatuí e Sergipe. É co-fundador da Sociedade Pianosofia, que divulga a música de câmara em inúmeros saraus particulares em São Paulo. Ao lado do cantor Edson Cordeiro, realizou temporada de mais de 100 shows na Alemanha e gravou o elogiado álbum Contratenor, que em 2006 foi indicado ao Latin Grammy Awards na categoria Melhor Álbum Clássico. 

Com o apoio da Capes, defendeu mestrado em performance com a pesquisa Dedilhado pianístico e suas relações com princípios técnicos e musicais, no Instituto de Artes da Unesp. Seu primeiro álbum solo “Sonata Brasileira” é também o primeiro álbum-aplicativo lançado na música clássica mundial. Amplamente aclamado pela crítica nacional e internacional, registra tanto sua técnica e musicalidade como seus interesses e inquietações artísticas. Residente em São Paulo, desde 2005 Antonio Vaz Lemes é professor da Escola Municipal de Iniciação Artística EMIA, onde desenvolve intensa atividade pedagógica na iniciação pianística infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário