sábado, 2 de dezembro de 2017

Jair Teodoro de Paula

O V Concurso Interno de Violão do Conservatório de Tatuí foi uma homenagem ao violonista Jair Teodoro de Paula, que foi o primeiro professor do curso de Violão Clássico da escola, contratado em setembro de 1969. Numa época em que não havia método de ensino, partituras e fotocópias, ele escrevia peças, lições e exercícios à mão no caderno de cada um dos seus 70 alunos. Com tantos estudantes para atender semanalmente, as aulas tinham que ser ministradas em conjunto, o que marcou o início de uma nova experiência didática. Jair de Paula fez história no Conservatório de Tatuí e faleceu em janeiro de 2012, aos 78 anos.

Seu primeiro contato com o violão ocorreu por volta dos 22 anos. Inicialmente, tocava de ouvido. Depois, conheceu o Método Prático de Américo Jacomino e começou a estudar sozinho as posições dos acordes, até ingressar no Conservatório Musical Carlos Gomes, de Campinas, onde se formou em 1962 no curso de Violão Erudito. 

Participou de seminários e master classes com os mais importantes nomes da música, como H. J. Koellreutter, Eleazar de Carvalho, Ulisses Rocha, Mario Ulloa de León Biriotti. Na carreira artística, era integrante do Quarteto Villa-Lobos, com o qual se apresentou em diversos festivais, recitais e Semana da Música do Conservatório de Tatuí. Também foi recitalista no II Festival da Seresta, XXXIV Semana Paulo Setúbal, ambos em Tatuí, e na XV Semana das Monções, em Porto Feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário